Foi aberta consulta para debate a respeito das câmeras corporais em segurança pública
Na última terça-feira (12), foi iniciada, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a consulta pública referente à proposta de portaria em relação à Diretriz Nacional sobre Câmeras Corporais em Segurança Pública. A iniciativa é um marco no que se diz respeito à segurança pública, inovando em nível internacional por ser um documento único com essa proporção e características.
O principal objetivo da consulta é permitir que contribuições técnicas sejam realizadas, sugestões e críticas da população e dos representantes institucionais. Dito isso, espera-se que a regulamentação final atenda às necessidades e às expectativas da sociedade e dos órgãos públicos de segurança.
Tadeu Alencar, Secretário Nacional de Segurança Pública, evidenciou que implementar as câmeras corporais é um avanço para contribuir com a profissionalização das instituições de segurança pública, colaborando para a segurança dos profissionais e da população.
“Esta consulta pública é uma oportunidade vital para garantir que a voz da sociedade seja ouvida e incorporada na formulação desta política. Estamos buscando uma abordagem equilibrada que respeite os direitos dos cidadãos ao mesmo tempo em que fornece aos nossos agentes de segurança as ferramentas necessárias para realizar seu trabalho de forma eficaz e segura”, informou Alencar.