Fiéis celebram a trezena de Santo Antônio com paródias do Axé Music
A partir dia 01 de junho, é realizada a trezena de Santo Antônio, tradicionalmente praticada entre os fiéis da Igreja Católica, em que são realizados diversos votos e atos em honra ao padroeiro dos pobres – assim é conhecido -, com cantigas, ladainhas e outros tradicionais cânticos, os seguidores do Santo pedem, rezam e celebram os milagres conquistados através dos pedidos, seguindo até o dia 30.
Há 25 anos, Verônica Souza reúne seus familiares, vizinhos e amigos para celebrar Santo Antônio, com rezas tradicionais, como “Ladainha”, “Responso” e o “Salve”. No entanto, esse grupo de orações não é tão usual quanto parece, na verdade, além das tradicionais cantigas, ele também produz e canta paródias da Música Popular Brasileira.
Ela explicou que o motivo das adaptações musicais foram para atrair o público jovem e as crianças que, segundo a fiel, tinham um pouco de dificuldade com as canções antigas.
“Cantar algumas paródias foi uma maneira de chamar atenção e atrair os mais jovens e as crianças. Eles tinham uma certa dificuldade com algumas das músicas mais tradicionais de Santo Antônio, já que algumas delas têm até trechos em latim ou outra língua. É uma forma diferente de rezar e se identificar com Santo Antônio”
No repertório, estão as músicas ‘Diga que Valeu de Bell Marques’, que se tornou ‘Diga que a Trezena Valeu’, Voa Voa virou ‘Pra ver Santo Antônio Eu vou’, ‘Tão Sonhada’ de Saulo é ‘A Trezena Tão Sonhada’; e ’Pra Frente de Ivete Sangalo’, transformou-se em ‘A Trezena Vai’.