Famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul já podem confirmar seus dados para receber o Auxílio Reconstrução do Governo Federal
A partir desta segunda-feira (27), às famílias afetadas pelas fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul podem confirmar seus dados para receber o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. O envio das informações é uma etapa obrigatória para o pagamento do benefício de R$5,1 mil. O Governo Federal criou o benefício para socorrer as famílias que perderam bens pessoais e renda devido às chuvas no estado. O pagamento será feito em uma única parcela.
Na semana passada, foi criado um banco de dados para viabilizar o pagamento do auxílio, utilizando informações fornecidas pelas prefeituras gaúchas. As famílias afetadas precisam acessar o portal gov.br e confirmar os dados enviados pelas prefeituras. Somente após a confirmação e validação desses dados, o pagamento de R$ 5,1 mil via PIX será realizado. O cadastramento para o Auxílio Reconstrução ocorre da seguinte maneira:
As prefeituras cadastram as famílias desalojadas ou desabrigadas, fornecendo informações pessoais e de endereço no sistema do governo federal. O responsável pela família beneficiária confirma essas informações por meio de sua conta no gov.br. A Caixa Econômica Federal realiza o pagamento em uma conta já existente ou abre uma nova conta para o beneficiário, que poderá acessar o dinheiro pelo aplicativo Caixa TEM.
O site para confirmação dos dados é https://www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao.