Exposição Aracaju Frente & Verso apresenta fotografias de Lineu Lins
Um ‘clique’ e voilà! Dizem que a fotografia tem o poder de capturar emoções que não são transmitidas de outra maneira. Por meio dela, a História também pode ser registrada para as gerações futuras. Como numa máquina do tempo, em 2022, os aracajuanos têm a oportunidade de conhecer como era a cidade há mais de 60 anos.
O que os olhos do fotógrafo Lineu Lins viram, a câmera fotográfica registrou: mais de 25 mil imagens do cotidiano da sociedade sergipana. Destas, oito fazem parte da exposição Aracaju Frente & Verso, no Shopping Jardins, que reúne 16 imagens da cidade. As outras oito são do fotógrafo Aluízio Accioly, feitas em 2022 como um contraponto aos antigos registros de Lineu.
A curadoria foi feita juntamente com a UNIT – Universidade Tiradentes, que abriga o arquivo do fotógrafo Lineu Lins desde 2011. Para o diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da Unit, Marcos Wandir, a exposição reforça a identidade cultural sergipana. “Ela mostra à sociedade sergipana um comparativo das décadas anteriores com as atuais e as transformações que se sucederam através do tempo, enriquecendo o conteúdo cultural e arquitetônico da cidade de Aracaju”, disse.
A exibição acontece em frente ao Cinemark do Shopping Jardins com acesso gratuito, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.
Já a coleção completa das fotografias de Lineu Lins fica na Biblioteca Jacinto Uchôa e está aberta a todos que desejam conhecer a História de Aracaju. “Disponibilizamos aos alunos, professores, pesquisadores e interessados o acesso à produção fotográfica do talentoso Lineu Lins, que se destacou pelo olhar sempre atento às pessoas, seu cotidiano, seu espaço e seus afazeres, contribuindo assim para a consolidação e ampliação dos conhecimentos histórico, cultural, geográfico e político de Sergipe”, afirma Wandir.
Lineu Lins
O fotógrafo Lineu Lins faleceu no dia 20 de fevereiro deste ano em Aracaju, aos 84 anos em decorrência do Alzheimer. Ele era considerado por muitos um dos melhores profissionais da área da fotografia em Sergipe. Quando começou a fotografar, Lineu era ainda um adolescente e foi um dos primeiros a registrar cenas do cotidiano da sociedade sergipana, tornando-se também um dos pioneiros da fotografia digital.
Fonte: ASCOM Unit com texto adicional