EUA apreendem avião presidencial da Venezuela usado por Nicolás Maduro

EUA apreendem avião presidencial da Venezuela usado por Nicolás Maduro

Na última segunda-feira (2), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos apreendeu a aeronave do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Realizada a apreensão na República Dominicana, as autoridades americanas levaram-na para Fort Lauderdale, no estado da Flórida.

Segundo as declarações feitas pelo órgão de justiça americano:”Esta manhã, o Departamento de Justiça apreendeu uma aeronave que, alegamos, foi ilegalmente comprada por US$ 13 milhões por meio de uma empresa fantasma e contrabandeada para fora dos Estados Unidos para uso de Nicolás Maduro e seus comparsas”, disse o procurador-geral Merrick Garland em um comunicado.

Afirmam ainda as autoridades do Departamento de Justiça: “pessoas associadas a Maduro supostamente usaram uma empresa fantasma sediada no Caribe para ocultar seu envolvimento na compra ilegal da aeronave Dassault Falcon 900EX.”

No último ano, o avião foi exportado ilegalmente dos Estados Unidos para a Venezuela passando pelo Caribe. A partir disso, o avião tem voado de e para uma base militar venezuelana e sido usado para “para o benefício de Maduro e seus representantes, incluindo para transportar Maduro em visitas a outros países”, afirma o Departamento de Justiça.

Compartilhar Post