Estudantes protestam contra conduta racista de seguranças de Shopping no bairro Higienópolis (SP)

Estudantes protestam contra conduta racista de seguranças de Shopping no bairro Higienópolis (SP)

Na última quarta-feira, 23, estudantes de um colégio particular do bairro Higienópolis organizaram e realizaram uma manifestação pacífica após adolescentes negros denunciarem uma abordagem racista por parte de um segurança do Shopping Pátio Higienópolis.

O caso em questão aconteceu no dia 17 de abril, quando alunos negro do Colégio Equipe foram hostilizados por um segurança do estabelecimento. Tudo aconteceu na praça de alimentação do Shopping, onde uma adolescente branca, aluna do colégio, que estava sendo acompanhada por dois garotos negros, foi questionada pelos seguranças se os jovens estariam incomodando-a ou pedindo dinheiro.

O ato começou por volta das 13h, em frente ao Colégio Equipe, também em Higienópolis, e seguiu em caminhada até o shopping. Com bandeiras e cartazes contra o racismo estrutural, o grupo era formado por dezenas de estudantes, pais e professores. Também se juntaram a eles manifestantes contrários à remoção de famílias da favela do Moinho, no Centro de São Paulo.

Ao decorrer da caminhada, os participantes da manifestação entoavam palavras de ordem, como “Racismo, não”. Os alunos também seguravam cartazes com frases de personalidades negras, como Bob Marley e contra o racismo. Pais e professores usavam camisetas do coletivo Equipreta, movimento pertencente ao colégio.

 

Compartilhar Post