Esquema de “Rachadinhas” de janones é investigado Supremo Tribunal Federal (STF)
Atualização do caso “Rachadinhas”:
O suposto esquema de “rachadinha” envolvendo o deputado André Janones (Avante-MG) está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As acusações feitas pelo ex-assessor do deputado sobre a prática entre os funcionários do gabinete parlamentar em Brasília foram incluídas em uma investigação preliminar que está em andamento na Corte desde maio, sob a responsabilidade do ministro Luiz Fux.
Os áudios divulgados ontem, no qual revelam o suposto esquema, estão sendo investigados pela Polícia Federal. Janones enfrenta acusações de um ex-assessor, que afirma que o deputado exigia parte dos salários dos servidores para financiar suas despesas pessoais. O deputado nega qualquer irregularidade. Em uma das gravações associadas a Janones, ele supostamente solicitou aos funcionários uma “vaquinha” para ser usada nas eleições de 2020.
A Polícia Federal em Uberlândia (MG) abriu uma investigação para examinar uma denúncia anônima contra Janones e a prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes, que anteriormente foi sua assessora na Câmara. O caso chegou ao Supremo em maio, encaminhado pela Justiça Federal de Ituiutaba, devido ao foro privilegiado do deputado.A investigação, mantida em sigilo no STF, também se concentra em alegações de um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares.
*Sintonize a Rádio Jornal FM 91.3 ou de onde estiver – via aplicativo RadiosNet ( baixe em seu celular ) – acompanhe Jornalismo de qualidade, como também nossas seleções musicais.