Eclipse Lunar neste domingo terá ‘Lua de Sangue’

Eclipse Lunar neste domingo terá ‘Lua de Sangue’

Um eclipse lunar total com uma “Lua de Sangue” está previsto para acontecer em 15 de maio de 2022. Será o primeiro eclipse lunar total desde maio de 2021, e ele poderá ser visto de todo o Brasil.

O que é um eclipse lunar total?

Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra.

A Lua fica na sombra da Terra, mas um pouco da luz solar atravessa a Terra e atinge o satélite. É isso que faz com que a Lua fique num tom de vermelho durante o eclipse. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.

De acordo com a Nasa, este fenômeno faz com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média.

O que é Lua de Sangue?

Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda, a Lua entra na sombra da Terra e cria um eclipse lunar total – o primeiro desde maio de 2021. O ápice será por volta da 1h11, quando o satélite natural fica vermelho, fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”.

“Esse avermelhado é justamente o mesmo efeito do pôr do sol. A gente vê a luz solar tangenciado a Terra e a atmosfera vai espalhar o avermelhado”, explica o astrônomo João Fonseca, diretor do Planetário do Ibirapuera.

Onde será possível ver o eclipse?

O eclipse poderá ser visto da América do Sul e quase totalmente da América do Norte. Nas regiões da África e Europa Ocidental, ele poderá ser visto parcialmente.

A foto abaixo ilustra as regiões onde o eclipse será visível da Terra. As populações mais perto das linhas podem acabar vendo apenas partes do eclipse em alguns momentos, o que não é o caso do Brasil.

Qual será a duração do eclipse?

O eclipse irá aparecer no céu por volta das 22h30 no horário de Brasília, na noite de domingo, 15. Sua fase total ocorre na madrugada do 16, às 1h11 da manhã. O fenômeno perdura até 4h da manhã.

Hora a hora do eclipse

  • 15/5, às 22h32: começa o eclipse penumbral, pouco visível. Lua entra na penumbra da Terra (parte externa da sombra).
  • 15/5, às 23h27: começa o eclipse parcial. Lua começa a entrar na umbra (sombra interna) da Terra. A olho nu, uma sombra vai deixando uma “mordida” no satélite natural conforme entra na umbra.
  • 16/5, às 00h29: eclipse total começa. Lua fica avermelhada.
  • 16/5, às 01h53: totalidade termina.
  • 16/5, às 02h55: eclipse parcial termina.
  • 16/5, às 03:50: eclipse penumbral termina.

Como ver o eclipse?

Todas as fases de um eclipse lunar podem ser vistas com segurança, tanto a olho nu quanto com um telescópio não filtrado.

O Observatório Nacional (ON/MCTI) vai transmitir o fenômeno no Youtube, a partir das 23h15.

A Nasa também fará transmissão como de costume. Veja um vídeo da Nasa, que simula como a Lua ficará durante o eclipse lunar total de 15 de maio

Compartilhar Post