É comemorado, nessa sexta-feira, o Dia Internacional da Luta contra o Vírus HIV
Durante a sexta-feira (01), é celebrado o Dia Internacional da Luta contra o Vírus HIV, a Aids. De acordo com os dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, ao decorrer do ano de 2022, foram registrados mais de 16,7 mil casos de novas infecções e 10.994 óbitos.
Importante destacar o papel do Almir Santana, médico formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), coordenador do Programa Estadual de DST/aids desde 1987. Professor de biologia desde 1982, foi o primeiro a atender pacientes com o vírus há 24 anos, em Sergipe, onde o preconceito era muito forte e que assim, infelizmente, segue.
A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou diversas leis com decorrer do tempo para auxiliar as pessoas quanto ao tratamento e à prevenção da doença. Confira:
A Lei Nº. 9.093 de 06 de setembro de 2022 autoriza o pagamento do benefício assistencial denominado ‘Cartão Mais Inclusão (CMAIS – PVHA)’, para pessoas vivendo com HIV/Aids, em situação de insegurança alimentar, caracterizada por condição de pobreza ou extrema pobreza.
A Lei Nº 3.120, de 23 de dezembro de 1991 institui o Fundo para Prevenção e Combate a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). De acordo com a Lei, a Secretaria de Estado da Saúde deve promover campanha permanente no sentido de orientar a população para o exame e prevenção contra a Aids, realizando, igualmente, testes gratuitos em todas as pessoas interessadas.