Dubai choveu o equivalente a um ano e ficou debaixo d’água

Dubai choveu o equivalente a um ano e ficou debaixo d’água

A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi assolada por uma tempestade na última terça-feira, 16, registrada como a mais intensa dos últimos 75 anos. Em menos de 48 horas foi registrado um volume de 142 milímetros de chuva, muito maior do que o esperado para um ano inteiro, que seria de 94,7 milímetros.

 

Na quarta-feira, 17, ainda foi possível ver dezenas de carros abandonados nas avenidas da cidade, quase que submersos nas águas. A principal razão deste fenômeno climático pode ser o fator humano, afinal, Dubai foi construída em um deserto. 

 

Para provocar chuvas na região, o Cloud Seeding foi uma medida adotada. É um método que consiste em bombardear nuvens com produtos químicos específicos, como iodeto de prata ou gelo seco. O Governo dos Emirados realiza voos para esse propósito regularmente.

Os Emirados Árabes Unidos dependem, em grande parte, de usinas de dessalinização para obter água potável, num processo caro, que consome muita energia. Por isso, eventualmente o país utiliza a semeadura de nuvens para aumentar a presença de água no subsolo.

 

Compartilhar Post