Dois pilotos de testes estão presos no espaço após problemas com a nave espacial
Dois pilotos de testes estão “presos” no espaço após retorno ser adiado três vezes devido a problemas na nave da Boeing. Os pilotos decolaram em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) em 5 de junho, com a missão inicialmente planejada para durar oito dias, com retorno previsto para 12 de junho. Entretanto, até agora, o retorno não foi realizado.
Em comunicado emitido pela Nasa na última terça-feira (21), foi informado que o pouso estava programado para ocorrer nesta quarta-feira (26). No entanto, o cronograma foi reajustado e uma data exata para o retorno não foi divulgada. A agência espacial também mencionou que o adiamento permitirá mais tempo para investigar os problemas nos propulsores e vazamentos de hélio que causaram o primeiro atraso.
“Estamos utilizando os dados para orientar nossa decisão sobre o gerenciamento dos pequenos vazamentos no sistema de hélio e o desempenho dos propulsores que observamos durante a aproximação e acoplamento”, afirmou Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA.
De acordo com as autoridades da Nasa, a nave Starliner pode permanecer acoplada à ISS por no máximo 45 dias. O comunicado ressaltou que a Starliner “permanece autorizada para retorno em caso de emergência na estação espacial que exigisse que a tripulação deixasse a órbita e retornasse à Terra”.