Dilma Rousseff é Reconduzida à Presidência do Banco do BRICS
De acordo com as informações, a ex-presidente Dilma Rousseff será reconduzida à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como “Banco do BRICS”, após articulações lideradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com líderes da China e da África do Sul, durante o encontro do G20. A decisão recebeu o aval unânime dos principais integrantes do bloco.
O BRICS, inicialmente composto por Brasil, Rússia, Índia e China, incorporou a África do Sul e, em 2023, expandiu-se ainda mais com a adesão de seis novos países. Fundado em 2014, o NDB tem como objetivo promover investimentos em infraestrutura e desenvolvimento sustentável nas nações membros.
A presidência do NDB, que deveria passar para um representante russo, foi reassumida por Dilma Rousseff devido às tensões políticas e geopolíticas enfrentadas pela Rússia. A escolha contou com o apoio dos presidentes Xi Jinping, da China, e Cyril Ramaphosa, da África do Sul. A formalização da recondução de Dilma está prevista para ocorrer na próxima cúpula do G20, na África do Sul, destacando o papel estratégico do NDB como uma alternativa ao FMI e ao Banco Mundial para os países em desenvolvimento.
Fonte : Grupo Sepé de comunicação