Deputadas negras denunciam conduta racista em Aeroporto
Na última sexta-feira (11), três deputadas estaduais negras, Ediane Maria, Marilene Alves de Souza e Andreia Maria de Jesus, vieram a público através das redes sociais para relatar um caso de racismo. Na ocasião, elas encontravam-se no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Em vídeo, Ediane relata que as três deputadas foram as únicas selecionadas para se retirarem da fila de desembarque. Na sequência, agentes ordenaram que o grupo passasse por um scanner corporal e se dirigissem a uma área da alfândega. Não somente, ela detalha que não foram solicitados documentos pessoais.
“Tinha um monte de gente branca no voo, passou diretinho pela revista. Aí na alfândega, olharam para nós três e mandaram passar na revista de novo. Passamos por tudo quanto é revista, lastimável. Estou saindo chateada aqui do Aeroporto de Guarulhos”, disse a parlamentar.
As deputadas relataram grande tristeza e constrangimento, pontuando o quão humilhante são essas situações. O aeroporto informou que o caso é de responsabilidade da Polícia Federal, mas as autoridades policiais não se manifestaram.