De acordo com nota do Itamaraty, Lula apoia a ação da África do Sul contra Israel

De acordo com nota do Itamaraty, Lula apoia a ação da África do Sul contra Israel

Em um comunicado divulgado na última quarta-feira (10), o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apoia a iniciativa da África do Sul de recorrer à Corte Internacional de Justiça da ONU para investigar “atos e medidas que possam constituir genocídio ou crimes relacionados” e exigir um cessar-fogo imediato de Israel na Faixa de Gaza. Essa decisão foi tomada após uma reunião entre Lula e o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a ação busca declarar que Israel violou obrigações da Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio no conflito contra o Hamas. Israel nega as alegações da África do Sul. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, hoje, o embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, para discutir a situação dos palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, depois de decorridos mais de três meses da presente crise”, diz um trecho do comunicado. 

O Itamaraty ainda ressalta que o apoio de Lula ocorreu para que a Corte Internacional de Justiça “determine” a Israel que pare atos e medidas que possam configurar genocídio. Através de um comunicado, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) criticou a decisão do Brasil de apoiar a ação da África do Sul, afirmando que ela afasta o país da tradicional posição de “equilíbrio e moderação” na política externa. A entidade destaca que o conflito atual começou com atrocidades do Hamas, e que Israel está se defendendo de um inimigo genocida que expressa abertamente o desejo de exterminar Israel e os judeus.

Compartilhar Post