Cuidado com as páginas falsas de inscrições para o Enem 2024
As inscrições para o Enem 2024 estão abertas, seguindo até o dia 7 de junho, quando as mesmas se encerram – menos para as vítimas das calamidades do Rio Grande do Sul, que terão o prazo ampliado. Para concluir a inscrição, é necessário o pagamento único de uma taxa de R$85 até o dia 12 de junho.
Diante disso, um caso incomum aconteceu com a família da jornalista, Mônica Siqueira, que teve uma surpresa desagradável, como sua filha pretende realizar a prova como treinamento, mesmo antes de concluir o ensino médio.
Durante a última quinta-feira, enquanto tentava inscrever-se, pesquisou pelo Google o endereço web da página onde o cadastro e o pagamento devem ser realizados. Mas na ocasião, depararam-se com uma página falsa, que se passava pelo site do Governo Federal.
“Eu olhei e estava direitinho o design, o layout. A página era igual, estava escrito ‘Inscrição Enem 2024’, tinha o robozinho (chat de inteligência artificial) que ensina o passo a passo”, lembra Mônica, destacando as semelhanças.
Sem quaisquer confirmações, mãe e filha começaram a desconfiar da fraude. Afinal, a garota notou que o site da suposta inscrição sequer perguntou se a prova seria feita por participante “treineiro”, que é o caso dela, ou “para valer”. Para ela, além da questão financeira, o golpe é um prejuízo para a educação. “Pessoas que podem não perceber que caíram no golpe e achar que estão inscritas”.
Tal caso emite um alerta para todos aqueles que desejam participar da prova do Enem, é necessária atenção aos pequenos detalhes para que o inconveniente seja evitado. Nas redes sociais, há relatos semelhantes nos últimos dias de pessoas que quase foram enganadas ou que caíram no golpe. O site relatado é o mesmo, “inscricao-2024.com”, que já foi retirado do ar. Usuários citam que o link aparece em forma de anúncio no Google.
Procurada pela Agência Brasil no último sábado (1º), a Polícia Federal informou que “não se manifesta sobre eventuais investigações em andamento”.