Criança de 6 anos morre e outra fica internada em estado grave com suspeita de envenenamento
Na tarde de segunda-feira (30), uma tragédia envolvendo duas crianças chocou a Zona Sul do Rio de Janeiro. Ythallo Raphael Tobias Rosa, de 6 anos, morreu, enquanto Benjamin Rodrigues Ribeiro, de 7 anos, foi internado em estado grave no Hospital Miguel Couto, suspeito de envenenamento. Ambos apresentaram sintomas semelhantes, como vômitos, e foram levados para a UPA de Del Castilho em momentos diferentes.
Ao se encontrarem na UPA, os familiares dos dois meninos descobriram que eles frequentavam a mesma escola, localizada em Cavalcante, na Zona Norte do Rio. Ythallo não resistiu e faleceu na UPA, enquanto Benjamin, após ser estabilizado, foi transferido para o Hospital Miguel Couto, onde permanece sob cuidados intensivos. Os pais de Ythallo foram levados à 44ª DP, onde prestaram depoimento na manhã de terça-feira (01). O pai de Benjamin informou que o filho começou a passar mal ao voltar da escola, por volta das 17h30.
A Secretaria Municipal de Educação, em comunicado oficial, esclareceu que a escola passa por desinsetização a cada três meses, realizada pela Comlurb, e que o material utilizado não inclui chumbinho. A nota também mencionou que Ythallo não compareceu à escola na segunda nem na sexta-feira anteriores, sendo visto andando de bicicleta após o horário de saída. Já Benjamin esteve presente nas aulas e saiu às 17h30, horário em que começou a se sentir mal.