Comitê da Câmara dos EUA aprova Projeto de Lei que pode vetar a entrada de Alexandre de Moraes no país

Comitê da Câmara dos EUA aprova Projeto de Lei que pode vetar a entrada de Alexandre de Moraes no país

Na última quarta-feira, 26, o Comitê Judiciário dos Estados Unidos aprovou novo projeto de lei que visa barrar o visto de Alexandre de Moraes, impedindo a entrada do Ministro brasileiro no país.

Chamado de “Sem Censores em Nosso Território”, o projeto prevê a proibição de entrada, ou deportação, de qualquer pessoa considerada um “agente estrangeiro que infrinja o direito de liberdade de expressão ao censurar cidadãos dos Estados Unidos em solo americano”.

Na prática, o texto foi aprovado por um comitê da Câmara dos EUA que equivale à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados no Brasil. Agora, a proposta seguirá para votação no plenário da Casa. Para que seja consagrado como lei, o projeto precisa ser aprovado pela maioria tanto na Câmara quanto no Senado americano. Atualmente, ambas as casas são controladas pelo Partido Republicano, que apoia a medida. Também será necessária a sanção do presidente Donald Trump.

O projeto foi apresentado pelos deputados republicanos Maria Elvira Salazar e Darrell Issa, e não menciona diretamente Alexandre de Moraes. No entanto, ao anunciar a proposta em setembro de 2024, Issa deixou claro que se tratava de uma resposta às decisões do STF no Brasil.

 

Compartilhar Post