Começaram os debates eleitorais norte-americanos com Donald Trump atacando e Joe Biden confuso

Começaram os debates eleitorais norte-americanos com Donald Trump atacando e Joe Biden confuso

Pela primeira vez em quatro anos, Joe Biden (Democratas) e Donald Trump (Republicanos) estiveram frente a frente em um debate eleitoral, durante a última quinta-feira, 27. Durante 90 minutos, Trump lançou ataques agressivos contra Biden que, confuso e oscilante durante muitos momentos, não conseguiu rebater seu adversário à altura.

 

Donald Trump, ex-presidente dos EUA, realizou afirmações sem fundamento sobre as eleições de 2020, enquanto o Democrata falava rapidamente e parecia não saber que rumo dar aos seus argumentos. Também acusou seu adversário de mentiras e alegou que o Republicano é uma ameaça à democracia do país.

 

A imprensa e os analistas políticos caracterizam o desempenho de Joe Biden como fraco, apesar de sua assessoria de campanha tentar minimizar o ocorrido, destacando que ele se saiu melhor que Trump em questões tidas como “mais importantes”, mesmo sendo pressionado em diversos momentos durante o debate.

 

O debate iniciou com uma pergunta – para o atual Presidente norte-americano – sobre a inflação. Gripado e com uma voz rouca, Biden respondeu destacando as melhorias nos dados econômicos durante o seu mandato. “Você precisa ver o que eu herdei quando me tornei presidente” — tossiu — “o que o Sr. Trump deixou para mim”, disse.

 

Trump rebateu alegando que Biden “jogou dinheiro fora”, culpando-o pelo aumento da inflação no país e teve como resposta que não havia inflação durante a administração republicana porque a economia estava “estagnada”. 

 

Os candidatos também debateram sobre aborto no país, imigração e todos os problemas externos que os Estados Unidos da América está envolvido, como os conflitos na Faixa de Gaza e a Guerra da Ucrânia. 

 

Compartilhar Post