Com o pagamento de 13° acende alerta para possíveis golpes
Com a chegada do mês de dezembro e as festividades de fim de ano, o trabalhador aguarda também o recebimento do 13° salário. Porém, é contando com isso que muitos estelionatários começam a pôr seus planos em ação com promessas de lucro fácil, links falsos de contas bancárias, transações PIX e anúncios em sites de vendas, que na verdade são irreais e não passam de golpes.
É preciso manter-se atento para não cair nos golpes, assim como reforçou o Delegado sergipano da Polícia Civil Bruno Santana. “A população precisa ficar atenta com relação às falsas promessas e propostas, que levam as pessoas a clicar em links indevidos gerando desvios de recursos. Os estelionatários se identificam como instituições bancárias, modificando parte do link e as pessoas acreditam que estão falando com o banco”, advertiu.
Nos golpes, os criminosos utilizam tanto números muito parecidos com os das instituições quanto os nomes de profissionais que, geralmente, são supostos bancários ou gerentes.
“Por isso, é sempre desconfiar das informações e saber que as instituições financeiras não têm o costume de entrar em contato com o cliente. Apenas o cliente faz as transações através de aplicativos de internet banking”, relembrou o Delegado.