Com a legalização da maconha, na Alemanha, os cidadãos celebraram em público
Durante as primeiras horas da última segunda-feira, 01, com a legalização da maconha na Alemanha, usuários reuniram-se em Berlim, no Portão de Brandemburgo, para celebrar a nova determinação que descriminaliza o porte para uso pessoal.
Os adultos podem portar 25 gramas de maconha para consumo próprio e 50 gramas em residência, o cultivo também foi liberado.
“Finalmente podemos nos mostrar, não precisamos mais nos esconder”, disse Henry Plottke, membro da Associação Alemã do Cânhamo (DHV), à agência de notícias dpa no ato de Berlim. O evento foi organizado pela seção de Berlim da DHV e foi registrado previamente na polícia.
O uso da erva está permitido em locais públicos, desde que não seja próximo à escolas, playgrounds – onde crianças frequentariam – e instalações esportivas. A venda não será realizada em Coffee Shops, mas em lojas específicas que estarão ativas a partir do mês de junho. O cânhamo continua proibido para menores de idades.
Recebida com críticas por muitos, a nova lei coloca a Alemanha entre os países mais liberais da Europa no quesito consumo de maconha, contudo, não é o primeiro país a aderir ao uso da planta.
A posse de pequenas quantidades de cannabis foi descriminalizada há muito tempo em Portugal, Espanha, Suíça, República Tcheca, Bélgica e Holanda, embora algumas regras restritivas também permaneçam em vigor nesses países.