Coluna Radar – Os bastidores da politica, opinião e comentários
Terceiro turno
Engana-se quem pensa que a eleição para governador de Sergipe terminará no próximo dia 30. Mesmo depois de contados os votos e anunciado o vencedor, a batalha deverá continuar por algum tempo, apesar de em outro patamar. Esgotados os recursos possíveis e cabíveis, o disse-me-disse continuará nos bastidores e, certamente, nas redes sociais. Como todos conversaram com todos, assunto (e fofoca) não faltará por um bom tempo. Inaugurando esse “terceiro turno”, a direção do PL emitiu notas sobre os entendimentos ocorridos entre Valmir de Francisquinho e o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), candidato a governador. Também citou as tratativas com Fábio Mitidieri, ocorridas numa mansão na Coroa do Meio. Nessa reta final da campanha, está em curso um verdadeiro festival de notas. Ontem, 22, saiu mais uma, onde o PL justifica o apoio de Valmir de Francisquinho ao senador Rogério Carvalho. Está enganado, quem pensa que essa campanha está lenta, na base do “samba de uma nota só”. O ritmo só tende a acelerar e, até lá, haja notas…
Arrastão
Fábio Mitidieri promoveu um verdadeiro arrastão em Aracaju, na última sexta-feira. A quantidade de simpatizantes presentes na caminhada que saiu do Bairro Santo Antônio com destino ao centro comercial deixou o candidato bastante animado. Segundo estrategistas e marqueteiros do PSD, o retrato da virada foi revelado naquele ato.
Dizendo pra que veio
A deputada federal Yandra de André (União-SE), a mais votada na última eleição, esteve em Brasília onde participou de uma reunião com a bancada do seu partido. Para não perder a viagem, visitou quatro ministérios e deixou as suas credenciais com os respectivos ministros. Pelo visto, vai dar sequência à filosofia de trabalho do pai, na busca constante por recursos para Sergipe.
Não tem pangaré
A Polícia Civil de São Paulo apreendeu, em Sorocaba-SP, dois cavalos pertencentes ao ex-deputado federal Valdevan Noventa, totalizando 43 animais apreendidos até agora. Segundo a PC, na manada existem animais de altíssimo valor comercial e um deles chega a valer cerca de um milhão de reais. Quarenta e um cavalos estão sob a custódia da Polícia Militar de Sergipe e, a qualquer momento, poderão ser incorporados à cavalaria sergipana, por decisão judicial.
Operação Chapelier
O sequestro de bens pertencentes ao ex-deputado decorre da operação chapelier, desencadeada pela Polícia de São Paulo, que apura um esquema criminoso envolvendo o Sindicato dos Motoristas de São Paulo, entidade da qual Valdevan é presidente licenciado. Segundo o delegado Roberto Monteiro, existe um relatório da Receita Federal que indica o desvio de mais de 100 milhões de reais por ano.
Boca suja
Ainda repercute, de forma altamente negativa, a declaração da “jornalista” Barbara Gancia, que fez uma postagem indecente e ofensiva chamando de “puta” a adolescente de 11 anos, Laura Bolsonaro, filha do presidente Jair Bolsonaro. Pior do que a fala da infeliz é o silêncio daquelas mulheres do movimento “mexeu com uma, mexeu com todas”. Mexam-se, ainda é tempo!
Fala sério!
Em 1985, o Tribunal Superior Eleitoral realizou o recadastramento dos eleitores do Brasil, emitiu novos títulos (sem fotos) e colocou todos para votarem em sessões próximas às suas residências. De lá pra cá, as pessoas, praticamente, vão votar à pé. Diferentemente de antes do recadastramento, quando era comum um eleitor morar no bairro Santo Antônio e votar na Atalaia.
Fala sério! 2
Quase 40 anos após implantar tal praticidade, o TSE autoriza o uso de transporte gratuito no dia da eleição do segundo turno, em 30 de outubro. A medida é, aparentemente, um contrassenso, pois legaliza uma prática que é tipificada, pelo próprio Tribunal, como sendo um crime eleitoral. Alguém acredita que algum prefeito vá mandar ônibus para transportar eleitores residentes em comunidades que não lhe sejam favoráveis? Se mandar, a chance de quebrar no meio do caminho é de quase cem por cento.
Recado duro
O vice-presidente da república, Hamilton Mourão, eleito senador pelo Rio Grande do Sul, afirmou, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, que vai atuar para que o impeachment de ministros do STF seja pautado em 2023. Mourão foi categórico e disse que caso haja indício forte de crime de responsabilidade, que se abra o processo. Além dos aviões de carreira, tem muita coisa nos céus de Brasília.
Abstenção
Coincidência ou não, o candidato Lula fez campanha em Minas Gerais focalizando a abstenção no segundo turno. Os marqueteiros do ex-presidente acreditam que a ausência de eleitores é ruim para sua campanha. Portanto…
Prefeito votará em Rogério
O prefeito de Malhador, Francisco de Assis Araújo Júnior (PL), mais conhecido como Assisinho, anunciou ontem (22) que irá apoiar o senador Rogério Carvalho. Justificou a decisão alegando, entre outras coisas, a falta de água constante no município. Não se sabe se ele consultou Overland Amaral mas, já está prevendo que o próximo verão será causticante, sem água. Por isso, aposta que Rogério vai abrir as torneiras e as águas vão rolar. Faça chuva ou faça sol, a ex-prefeita Elayne de Dedé e o seu grupo votarão em Fábio Mitidieri.
Os quartos de Anitta
Democraticamente, pelas redes sociais a população se manifesta livremente e aborda os mais diferentes temas. Não raro, determinadas “bobagens” ganham notoriedade num piscar de olhos. Com uma velocidade incrível, as informações atingem milhões e milhões de pessoas quase que instantaneamente. Dentre essas “pérolas” postadas neste final de semana está um vídeo do quarto íntimo que a “reboculosa” cantora (?) Anitta está pondo à venda. A voz não é lá essas coisas, mas os quartos….
Praça José Calumby
A Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE) reformou um espaço interno da sua sede e deu o nome de Praça José Calumby Filho, renomado médico sergipano que faleceu no dia 1 de fevereiro de 1998, durante uma viagem à Europa, com a família. A praça interna da SOMESE é um local aprazível onde os associados se reúnem para bate-papos informais antes ou depois dos eventos promovidos pela sociedade. A viúva Marlene Alves Calumby representou a família do homenageado e falou da gratidão que todos sentiram, naquele momento, pela homenagem prestada ao saudoso médico.
Imagem horrorosa
No próximo sábado, 29, o Brasil inteiro estará ligado na TV para assistir à final da Copa Libertadores da América, entre Flamengo x Atlético do Paraná. Os assinantes da Net Claro, em Aracaju, novamente verão uma imagem horrível do SBT, um dos canais que transmitirá o jogo. O sinal da emissora do Silvio Santos disponibilizado pela NET Claro, diferentemente dos demais, não é em HD. Essa imagem do tempo do “baú” é um desrespeito aos assinantes. Quem tem um plano mais avançado, verá pelo ESPN, Claro! Que falta de respeito!
Alô SMTT
Quem segue pela rodovia Melício Machado, em direção ao Mosqueiro (sentido norte-sul) e tenta convergir à esquerda, para pegar a rua João Menezes de Andrade, enfrenta séria dificuldade para concluir a manobra. A falta de uma sinalização condizente coloca em risco a vida de condutores e passageiros. A solução é simples, barata e eficiente. O DENIT resolveu um problema similar, na BR-101 em Estância, usando as chamadas “cabeças de frade”. A cidade jardim fica logo ali. Se o engenheiro da SMTT for até lá vai ver, “com os próprios olhos”, que pode evitar um acidente grave na rodovia Melício Machado.
Injeção na testa
Após ter sido aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o piso nacional dos enfermeiros não poderá entrar em vigor, por decisão da maioria do STF. A turma da capa preta questiona a origem dos recursos para o pagamento dos profissionais enfermeiros. Como perguntar não ofende, isso é problema do STF?
Novos ares
O restaurante do Camilo, localizado na Coroa do Meio, em Aracaju, outrora reduto petista, estava ontem (22) entupido de bolsonaristas. Sem dúvida, os tempos mudam aqui e acolá.
Esquenta, não
Depois da onda do “Fique em Casa”, o momento agora é do “Fique Calado”. O jeito é ligar o modo “Fique Frio” com a esperança de que tudo isso logo será coisa do passado. Basta que, domingo que vem, cada um faça a sua parte.