Claudia Sheinbaum é a primeira mulher a ser eleita presidente do México
A ex-prefeita da Cidade Do México – capital mexicana – Claudia Sheinbaum, foi eleita Presidente do México e será a primeira mulher a assumir o cargo no País. Coligada pelo movimento de centro-esquerda, venceu, com vantagem, a ex-senadora de centro-direita, Xótchil Galvez.
Com mais de 74% dos votos apurados, o Instituto Nacional Eleitoral (INE) indicou uma vantagem de 58,4% contra 28,5% da oposição.
O presidente Andrés Manuel López Obrador celebrou a vitória nos primeiros minutos desta segunda-feira (3) e disse estar muito feliz pela vitória da candidata oficial Claudia Sheinbaum com uma larga margem.
“Confesso que estou muito feliz, orgulhoso de ser Presidente de um povo exemplar, o povo do México. O dia da eleição mostrou que é um povo, o nosso muito politizado, um povo com vocação democrática”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.
Claudia Sheinbaum iniciou sua vida política quando assumiu a secretaria de Meio-Ambiente da capital mexicana. Na mesma época em que Andrés Manuel ocupava o cargo de Prefeito, criou o partido que os consagraram na presidência nacional, o Morena.
Formou-se em física pela Unam (uma das universidades mais prestigiadas do México), e fez pós-graduação em engenharia ambiental. Ela também concluiu seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkley, nos Estados Unidos, e participou do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU (IPCC) que ganhou um Prêmio Nobel da Paz em 2007.