Cientistas estudam possibilidade de “supertempestade solar”; fenômeno pode causar ‘apocalipse’ na internet

Cientistas estudam possibilidade de “supertempestade solar”; fenômeno pode causar ‘apocalipse’ na internet

Durante os últimos dias, cientistas emitiram alertas sobre uma supertempestade solar, que pode causar um “apocalipse” na internet, na próxima década. Os especialistas afirmam que as explosões solares fazem a ejeção de massa coronal (EMC) em direção à Terra, fator esse que afeta o campo magnético do planeta.

Por conta disso, o pesquisador alemão, Peter Becker, em conjunto com a Universidade George Manson e pelo Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos, está visando criar um sistema para alertar a população cerca de 18 horas antes que as partículas solares comecem a alterar o campo magnético terrestre.

Becker explica que em uma EMC, a erupção de gás ionizado é tão grande e em uma temperatura tão alta, que quando o gás atinge o campo magnético terrestre, tempestades geomagnéticas podem ser causadas, o que prejudica os meios de comunicações e as estações elétricas.

O cientista lembra ainda, que uma supertempestade solar já aconteceu anteriormente, em 1859. Nos dias atuais, com a dependência econômica da população da internet, Becker acredita que a ejeção de massa coronal pode gerar um período caótico, já que rede elétrica, satélites, GPS e equipamentos de comunicação ficam vulneráveis.

 

Compartilhar Post