Chanceler Mauro Vieira será enviado pelo presidente Lula para a posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei
A secretaria de Comunicação da presidência, confirmou nesta terça-feira (05) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não comparecerá à posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, marcada para 10 de dezembro, em Buenos Aires. O presidente enviará o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para representá-lo no momento da cerimônia.
No último dia 26 de novembro, Milei convidou Lula para a cerimônia através de uma carta enviada por Diana Mondino, futura Chanceler, citando a “construção de laços” entre os dois países. O presidente busca reconciliar a relação com o atual presidente do Brasil, após duras críticas durante a campanha eleitoral, onde Lula foi chamado de “comunista” e “corrupto”. Milei, nos últimos dias, suavizou a situação, assegurando que o presidente brasileiro seria bem recebido.
Embora Lula não compareça, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou sua presença na cerimônia. Ele irá acompanhado da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e de seu atual assessor, Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação.