Centro-direita lidera as eleições legislativa em Portugal
Neste domingo (10), os cidadãos de Portugal foram às urnas para decidir a formação da próxima Assembleia da República, que definirá o novo governo. Foram eleitos um total de 230 deputados para ocupar os assentos legislativos. As mesas de votação estiveram abertas das 08h00 às 19h00 em Portugal Continental e na Madeira, enquanto nos Açores abriram e fecharam uma hora mais tarde, devido à diferença de fuso horário em relação a Lisboa.
Com a contagem de 99% das urnas concluída, a Aliança Democrática está à frente nas eleições legislativas por uma margem estreita em relação ao segundo colocado. A coligação de centro-direita obteve 28,86% dos votos computados, enquanto o Partido Socialista ficou com 28,71%. Em terceiro lugar, o partido de direita Chega conquistou até o momento 18,24% dos votos, registrando um crescimento significativo em comparação com o último pleito de 2022.
Segundo os dados mais recentes do Ministério da Administração Interna, até às 16h (hora local), o comparecimento às urnas atingiu 51,96%. Comparado aos números de 2022, das últimas eleições legislativas, houve um aumento de 6,3%. Na legislatura anterior, em 30 de janeiro de 2022, a taxa de abstenção foi de 48,54%, representando uma diminuição em relação às eleições de 2019, que registraram 51,43% de abstenção.
A eleição antecipada, ocorrida após a demissão do primeiro-ministro socialista António Costa, que está sendo investigada por corrupção, reacendeu o embate entre os dois partidos centristas – o Partido Socialista (PS) e o Partido Social-Democrata (PSD).