Caso a eleição presidencial fosse hoje, Lula seria reeleito presidente pelo 4° mandato, aponta pesquisa Quaest
Se a eleição presidencial de 2026 fosse hoje, o atual presidente, Lula (PT), estaria elegendo-se para seu 4° mandato, derrotando até mesmo o candidato Jair Bolsonaro (PL), que se encontra inelegível até as eleições de 2030. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira, 03, pela Genial/Quaest.
A consulta foi feita com 2004 entrevistados, com idades a partir dos 16 anos, entre os dias 27 e 31 de março.
A pesquisa trouxe Lula como principal nome da esquerda brasileira, contra 7 nomes já previamente conhecidos dos eleitores. Os nomes apresentados foram Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de SP, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal, Romeu Zema (Novo), governador de MG, Ronaldo Caiado (União), governador de GO, Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, o empresário Pablo Marçal (PRTB) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Caso Jair Bolsonaro estivesse elegível, a disputa entre os dois seria levada até o segundo turno, e a vitória do petista seria garantida por pouco mais de 4%. Em percentuais reais, Lula estaria com 44%, já Bolsonaro com 40%.
Em uma pesquisa divulgada na última terça-feira, 1°, pela Atlasintel, traz um cenário inverso, com Jair ganhando com 45,6% das intenções de votos, contra Lula com 40,6%.
Imagem: reprodução/ Rede Globo.