Cármen Lúcia é a nova presidente eleita para o Tribunal Superior Eleitoral
A ministra Cármen Lúcia foi eleita, na última terça-feira, 07, nova Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a saída de Alexandre de Moraes, que deixará a posição a partir do dia 3 de junho. Cármen ocupava o cargo de vice-presidente e, com sua ascensão, o ministro Nunes Marques assumiu o posto deixado pela nova Presidente eleita do TSE.
A votação do Plenário aconteceu neste dia através de uma urna eletrônica. Por tradição, a atual vice-presidente assume o posto de Presidente por ordem de antiguidade dos Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) na Corte Eleitoral.
Alexandre de Moraes, que chegará ao seu segundo ano na presidência do TSE no dia 3 de junho, parabenizou a Ministra e citou “tranquilidade, felicidade e honra” em passar o bastão para Cármen Lúcia.
Na Presidência, Cármen Lúcia estará à frente do TSE durante um ano eleitoral, conduzindo as eleições municipais de 2024. Entre os principais temas debatidos para o pleito, estão a disseminação de fake news, os discursos de ódio nas redes sociais e os avanços da IA (inteligência artificial) na produção de deep fakes.