Canadá, México e China respondem às medidas de Donald Trump

Canadá, México e China respondem às medidas de Donald Trump

No último sábado (01), China, México e Canadá anunciaram que irão retaliar contra o governo dos Estados Unidos. As respostas ao atual presidente dos EUA, Donald Trump, correspondem ao aumento da taxa para produtos oriundos dos respectivos países. A condição imposta por Trump é que a taxação continuará até os países aceitarem auxiliar em seu combate contra imigrantes.

 

Em resposta, o Governo chinês declarou que está preparado para implementar contramedidas. E, caso necessário, passará a restringir exportações de materiais essenciais. Não somente, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, rejeitou a proposta de aliança e afirmou que não permitirá interferências estadunidenses em território mexicano.

 

Já o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, informou que o país irá impor tarifas sobre os EUA e nos produtos estadunidenses. “Nossa resposta será de longo alcance e incluirá itens do dia a dia, como cerveja, vinho, frutas, vegetais, perfumes, roupas e sapato”, disse ele em uma coletiva de imprensa.

 

A decisão de Trump apresentou um grande impacto e alertou para uma possível crise diplomática. De acordo com economistas, a medida realizada pelo Presidente pode desorganizar a estrutura comercial estadunidense, aumentando a inflação e reduzindo o comércio.

 

Imagem: Reuters

Compartilhar Post