Caminhões com ajuda humanitária atravessam fronteiras na Faixa de Gaza pela passagem de Rafah
Cerca de 20 caminhões com ajuda humanitária atravessaram a fronteira da Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. A autorização ocorreu após os apelos da comunidade internacional ao longo da semana.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participou diretamente das negociações que convenceram Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, a autorizar o envio de mantimentos para a área de conflito.
Os itens enviados foram água, comida e medicamentos. Apesar do avanço significativo, o Ministério da saúde de Gaza emitiu um comunicado relatando que a falta de combustível entre os mantimentos impossibilita o uso de geradores nos hospitais que se encontram sem energia.
“Sete hospitais estão agora fora de serviço devido aos ataques israelitas e à falta de combustível. Apelamos à comunidade internacional para que importe material médico e combustível para os hospitais.”
Aproximadamente 100 caminhões ainda aguardam autorização para entrar no território, mas o governo israelense informou que até o momento não vai permitir a entrada de combustíveis.