Brasil estagna em ranking mundial de eduação básica após baixo desempenho
De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), no Brasil, menos da metade dos alunos com idade de 15 anos conseguiu atingir um nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências. Mesmo com o baixo desempenho, os alunos brasileiros tiveram pouca variação da pontuação.
Foi nesta terça-feira (05), que a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico divulgou os dados que são referentes ao ano passado.
Durante 2022, o país alcançou 379 pontos na avaliação de matemática, 410 em leitura e 403 na disciplina de ciências. No ano de 2018, quando ocorreu a última edição do Pisa, a pontuação atingida pelos estudantes brasileiros foi de 384 na disciplina de matemática, 413 em leitura e 404 em ciências. Com isso, o Brasil ocupou as posições 53°, 61° e 65° nas matérias de leitura, ciências e matemática, respectivamente, em um ranking composto por 81 repúblicas.
Olavo Nogueira, diretor executivo da ONG Todos Pela Educação, aponta duas possibilidades que explicam os índices brasileiros no Pisa, apesar da pandemia.
A primeira aponta que os esforços médios das redes educacionais, em 2022, podem ter tido algum efeito positivo para aliviar quedas maiores. A segunda hipótese diz que os dados indicam que o Brasil vinha melhorando o seu desempenho ao longo dos anos e os impactos pandêmicos impediram esses avanços.