As 10 músicas mais felizes do mundo segundo a ciência
Que tal espantar a tristeza e a depressão com as músicas mais felizes do mundo? A lista, que combina com o famoso ditado popular “quem canta seus males espanta”, foi criada pelo neurologista holandês Jacob Jolij, que assumiu a missão de descobrir por que determinadas faixas musicais são tão eficazes na estimulação dos hormônios da felicidade.
Conforme o especialista, as associações pessoais e o contexto social são essenciais para explicar a dose de alegria fornecida por uma certa música. Mas há também outros fatores, mais tangíveis, capazes de deixar o ouvinte com um ânimo maior, como o tom das canções.
Neste quesito, as músicas que tenham entre 140 e 150 batidas por minuto (BPMs) são “mais felizes” do que aquelas tocadas em tom menor, de acordo com Jolij. Ele também afirmou que as letras das canções têm forte influência no humor da audiência, sendo as que tratam de eventos positivos (amor, diversão, festa etc) consideradas as melhores para espantar a tristeza, assim como os versos que não fazem nenhum sentido aparente.
Eis a lista das 10 músicas mais felizes do mundo, de acordo com a ciência.
- Queen: Don’t Stop Me Now;
- ABBA: Dancing Queen;
- Beach Boys: Good Vibrations;
- Billy Joel: Uptown Girl;
- Survivor: Eye of the Tiger;
- The Monkees: I’m a Believer;
- Cindy Lauper: Girls Just Want to Have Fun;
- Bon Jovi: Livin’ On a Prayer;
- Gloria Gaynor: I Will Survive;
- Katrina and the Waves: Walking on Sunshine