Arthur Lira afirma que 60% dos consumidores de sites como a shein e AliExpress são das classes A e B

Arthur Lira afirma que 60% dos consumidores de sites como a shein e AliExpress são das classes A e B

A discussão sobre o fim da isenção de taxas para compras internacionais de até US$50 em sites como Shein e AliExpress ganhou novos desdobramentos nesta semana. Na última terça-feira (21), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), mencionou em uma entrevista coletiva uma pesquisa que indica que a maioria dos consumidores de sites asiáticos, que seriam afetados pelo fim da isenção, pertence à classe alta. A proposta de acabar com a isenção foi incluída no projeto Mover, do deputado Átila Lira.

Segundo Lira, 60% dos consumidores dessas empresas pertencem às classes A e B, destacando a grande mobilização do setor de varejo brasileiro, incluindo confederações e sindicatos, em apoio ao fim da isenção. A questão da taxação desses produtos foi incorporada ao projeto de lei que regulamenta o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), destinado ao setor automotivo, mas enfrenta resistência de alguns setores, incluindo o PT e parte do governo Lula.

O Deputado informou que há um impasse no projeto Mover, embora a maioria dos partidos tenha se posicionado a favor do texto do relator. “O governo e partidos de oposição querem discutir a questão dos US$ 50. O relator ficou de buscar uma solução alternativa de phase out, mas há uma grande mobilização do setor de varejo brasileiro”, afirmou.

Arthur Lira destacou a importância de considerar diversos fatores, como a manutenção de empregos, a competitividade da indústria nacional e a concorrência justa com as empresas brasileiras. O projeto é relatado pelo deputado Átila Lira (PP-PI). “Portanto, ao afirmar que os menos favorecidos perderão poder de compra, é necessário equilibrar isso com a manutenção de empregos, o apoio à indústria nacional e a concorrência justa com as empresas brasileiras, que não estão pedindo isenção, mas sim igualdade de condições”, concluiu.

Compartilhar Post