A vacina “Calixcoca” está sendo desenvolvida para tratar o vício em cocaína
Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão trabalhando em um imunizante capaz de bloquear a sensação de excitação causada pela cocaína, tornando mais fácil o tratamento contra o vício em dependentes da droga.
A vacina, chamada de Calixcoca, tem o objetivo de tornar-se o primeiro imunizante terapêutico específico. Foram realizados experimentos em cobaias e há a expectativa de que, em 2025, testes possam acontecer em humanos com a autorização da Anvisa.
Espera-se que a vacina também possa ser usada contra a dependência ao crack, um produto derivado da cocaína e barateado, que circula grandes cidades, agravando o problema social que é a Cracolândia em São Paulo, por exemplo.
De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, entre 2020 e 2021, o plantio de Coca cresceu em 35% e a cocaína foi a substância entorpecente mais utilizada durante o período evidenciado.
Frederico Garcia, professor de Psiquiatria da UFMG, afirma que, daqueles que fazem uso da droga, um a cada quatro usuários se tornará dependente. Garcia também explicou que a Calixcoca, diferente dos demais imunizantes, não é produzida a partir de uma proteína, na verdade, é utilizada uma molécula totalmente sintetizada em laboratório capaz de dizer ao sistema imunológico que ele deve produzir anticorpos contra a droga.