A partir do dia 10 de janeiro, o Brasil voltará a exigir visto para americanos, canadenses e australianos que desejam visitar o país
A partir da próxima quarta-feira (10), será restabelecida a exigência de visto para americanos, canadenses e australianos que desejam visitar o Brasil. Apesar de inicialmente previsto para 1º de outubro de 2023, o retorno dessa exigência foi adiado devido a ajustes na licitação para a contratação da empresa responsável pelos vistos eletrônicos. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), essa exigência havia sido suspensa.
De acordo com a nota do Ministério do Turismo, a medida considera a data de chegada ao Brasil. Dessa forma, turistas desses países que chegarem até terça-feira (9/1) não precisam apresentar visto. O ministério destaca a disposição para negociar a revogação do decreto que exige visto para esses turistas, desde que haja reciprocidade na dispensa do visto para brasileiros por parte desses países.
“É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, destacou o ministério.