Em 10 anos, Barra dos Coqueiros dobra número de habitantes e domicílios

Em 10 anos, Barra dos Coqueiros dobra número de habitantes e domicílios

Com o apoio da Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou o resultado final preliminar do Censo Demográfico 2022 da Barra, nesta sexta-feira, 5. Dados da instituição apontam que, na última década, a população do município quase dobrou e o quantitativo de domicílios duplicou.

O Censo Demográfico é uma ferramenta fundamental para a gestão municipal. A partir dos dados estatísticos divulgados pelo IBGE, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros poderá planejar e desenvolver melhor os serviços públicos essenciais para a população, em áreas como saúde e educação.

População

De acordo com o IBGE, a Barra dos Coqueiros é o município que mais cresceu no Estado em termos de população. Em 2010, a cidade tinha 24.976 habitantes e, em 2022, saltou para 41.644 – um aumento de 66,7%.

“A gente tinha uma noção prévia sobre o crescimento da Barra e hoje isso se confirmou. A Barra é o município que mais cresceu no nosso Estado. Para fins de ideia, a população de 2000 era de 17 mil pessoas, em 2010, 24 mil e, agora, 41 mil. O IBGE estimava um aumento para 31 mil pessoas e chegou a 41 mil”, informou o coordenador de áreas do Censo do IBGE em Sergipe, Lucas Rodrigues.

Boom imobiliário

Outro dado importante apresentado pelo IBGE nesta sexta foi o quantitativo de domicílios. Como já era esperado, o instituto informou que o crescimento imobiliário na Barra dos Coqueiros nos últimos dez anos foi grande. “Foi gigantesco. Em 2010, eram 9.619 mil domicílios e agora 20.169. Então, mais do que dobrou a quantidade”, disse Lucas Rodrigues.

“Diante desse aumento de moradias, podem surgir dúvidas: “Como mais que dobrou domicílios e a quantidade da população não dobrou? É porque, hoje em dia, os domicílios têm cada vez menos pessoas. Em 2010, a média era 3,64 e, hoje em dia, 2,80. Atualmente, você tem, em média, menos de 3 pessoas por domicílio. E uma coisa que notamos na Barra é que tem muita gente na faixa dos 35, 40 anos, o que leva a crer que é muita gente adquirindo sua primeira moradia, que saiu de outros municípios próximos para cá”, relatou o coordenador do IBGE.

3ª e última reunião

A apresentação dos dados finais preliminares ocorreu na terceira e última reunião do IBGE com gestores da Prefeitura da Barra, na Câmara Municipal de Vereadores. “É a reunião que consideramos a mais importante. A gente chega ao município para dizer quais foram os resultados de quantidade de domicílios e de pessoas no município. Com acesso a isso, o município passa a ter uma informação mais atualizada de sua realidade”, reforça Lucas Rodrigues.

A expectativa do IBGE é divulgar os dados oficiais do Censo 2022 a partir de junho – de forma unificada em todos territórios do Brasil –, a exemplo de quantitativo populacional, domicílios, renda, escolaridade, pirâmide etária, entre outros dados dos municípios.

Apoio municipal

Gerente Municipal de Planejamento, Marilda Silva destaca que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, de Governo, entre outras secretarias municipais, deram apoio ao IBGE para a realização do Censo 2022.

“Essa reunião de hoje foi importantíssima, visto que trouxe os resultados do quanto o município tem crescido. Isso é bom para a população, é bom para a gestão municipal, para os nossos planejamentos futuros, até porque precisamos de índices populacionais para traçar ações nas áreas da educação, segurança, saúde. São índices importantíssimos. Vimos que nossa população cresceu consideravelmente e isso vai trazer bons resultados para nós”, reforçou a gerente de planejamento.

Foto assessoria

Compartilhar Post