ADEMA desinterdita aterro e cria comissão para acompanhar atividades
A ADEMA – Administração Estadual do Meio Ambiente confirmou nesta quarta-feira 29 e acatou a decisão para desinterditar por um pelo período de 90 dias – o aterro sanitário operado pela Rosário do Catete Ambiental.
O local havia sido interditado na última segunda-feira, 27, por determinação da própria Justiça, a pedido da Adema que justificou irregularidades nas atividades. A liberação do local também ocorreu partir de decisão judicial, atendendo a um pedido da Prefeitura de Aracaju, que alegou prejuízos à coleta de lixo da capital.
De acordo com a Adema, nesta quarta-fweira 29, também ocorreu uma reunião entre o órgão ambiental, a Procuradoria Geral do Município de Aracaju e a empresa operadora do aterro, na qual ficou acordada a formação de uma comissão, composta pelo corpo técnico da Adema e representantes da Orizon, para discutir as irregularidades encontradas pelo órgão ambiental, em busca de uma solução.
Coleta de lixo
Com a desinterdição do aterro, a coleta de lixo na capital voltou a ser realizada. Conforme a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a retomada foi iniciada pelos bairros da região Norte da capital, Mosqueiro e Orla da Atalaia, que já estavam na programação de hoje. Ainda segundo a empresa, a frota diária de veículos, que conta com 33 caminhões de coleta, recebeu um reforço de mais sete veículos, que estão sendo destinados para o recolhimento do lixo em regiões mais sensíveis da capital e com um maior acúmulo de resíduos nos últimos dois dias. A expectativa é de que a coleta seja regularizada em até 48h.
Empresa
A empresa responsável pelo aterro alegou que vem tentando a renovação da Licença de Operação (LO) desde dezembro de 2020, e que sempre esteve à disposição do órgão ambiental para as avaliações necessárias à emissão das certificações e licenças. A empresa disse também que adota os mais rigorosos padrões de controle e conduta na preocupação com a preservação do meio ambiente e ressaltou que vem prestando um serviço de qualidade há mais de 10 anos e está tomando as medidas legais cabíveis, reiterando o compromisso com a segurança da sua operação.