Você sabe o que é ‘reduflação’?

Você sabe o que é ‘reduflação’?

Pode até não saber, mas, em tempos de inflação alta (de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo/IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE, a inflação acumulada em 12 meses é de 11,9%), com certeza, tem se deparado com ela durante as compras no supermercado. Em inglês, o fenômeno é conhecido como ‘shrinkflation’ e consiste na redução, por parte das marcas, da quantidade de produto na embalagem, mantendo-se o preço original. Não raro, o valor é até maior. O fato é que o consumidor sai perdendo sempre.

A empresária Ana Luiza Carvalho, 42 anos, já estava no caixa passando as compras quando percebeu que os dois pacotes de biscoito que pegara tinham tamanhos diferentes, mas o mesmo preço. “A moça do caixa até disse que eu poderia ir buscar outro pacote maior. Quando voltei à prateleira, só tinha mais um pacote de biscoito grande. Peguei, claro, mas os clientes que viriam depois de mim iam adquirir uma quantidade menor, pagando o mesmo preço. Achei um absurdo! Foi aí que fiquei atenta”, lembra.

Apesar do transtorno causado, a reduflação não é considerada ação ilegal, se o fornecedor sinalizar a redução do volume ao consumidor, nas embalagens.

Compartilhar Post