Índia e Paquistão mantêm confrontos na Caxemira e número de mortos ultrapassa 40

Índia e Paquistão mantêm confrontos na Caxemira e número de mortos ultrapassa 40

Nesta quinta-feira (08), Índia e Paquistão continuaram os ataques de artilharia ao longo da fronteira da disputada região da Caxemira, um dia após registrarem os combates mais intensos entre as duas nações em mais de 20 anos. Segundo as informações mais recentes, os confrontos já resultaram na morte de ao menos 44 civis — 31 no lado paquistanês e 13 no lado indiano. Além disso, o governo indiano confirmou a morte de um soldado atingido por disparos vindos do Paquistão.

A atual escalada teve início em 22 de abril, após um atentado na cidade turística de Pahalgam, na Caxemira administrada pela Índia, que deixou 26 mortos. Nova Déli atribuiu o ataque ao grupo jihadista Lashkar-e-Taiba, com base no Paquistão, e respondeu com uma ofensiva aérea que destruiu nove supostos acampamentos terroristas em território paquistanês.

O Paquistão, por sua vez, afirmou ter derrubado cinco aviões de combate indianos, enquanto fontes indianas confirmaram a queda de três aeronaves. Um dos bombardeios mais letais da ofensiva indiana atingiu um centro de estudos islâmico próximo à cidade de Bahawalpur, na região de Punjab, matando 13 pessoas, segundo o Exército paquistanês.

Imagem: PUNIT PARANJPE/AFP.

Compartilhar Post