Começou o primeiro dia do Conclave para a escolha de novo Papa
Começou nesta quarta-feira, 07, o primeiro dia do Conclave, ritual feito pela alta cúpula da igreja Católica Apostólica Romana para a escolha de seu novo chefe, o Papa. Por volta das 17h45 do horário local (12h45 no horário de Brasília), as portas da Capela Sistina, no Vaticano, foram fechadas, dando início à cerimônia.
Antes do início do rito, os 133 cardeais que estão participando do Conclave andaram em procissão até o local onde ocorrem todas as praxes. Após a caminhada, o cardeal George Jacob Koovakad trancou e selou todas as portas da Capela Sistina.
“Vamos entrar agora em conclave para eleger o novo pontífice. Toda a Igreja, unida em nós em oração, inova a graça do Espírito Santo para que seja eleito por nós um digno pastor de todo o rebanho de Cristo”, falou o cardeal Pietro Parolin, responsável por presidir o conclave, além de ser apontado como um dos favoritos ao próximo papado, em uma oração realizada antes do pontapé inicial da cerimônia.
Para saber quando o novo Papa é escolhido, basta observar a cor da fumaça que será expelida pela chaminé instalada no topo da capela. Caso saia preta, o novo representante ainda não foi escolhido. Mas se ela for branca, o novo Papa da Igreja Católica Apostólica Romana estará entre nós.
Imagens: reprodução/ Vatican Media.