arcebispo de manaus, Dom Leonardo Steiner, está entre os principais nomes para assumir o papado
Dentre os 133 cardeais que participarão do Conclave, sete são brasileiros. A votação para eleger o novo líder da Igreja Católica começará no dia 07 de maio, mas as especulações já ocorrem. Apesar de tudo, as chances do novo Papa eleito ser brasileiro são remotas.
O Arcebispo Sérgio da Rocha chegou a ser citado em uma das listas de papáveis, no entanto, já não aparece mais nas relações recentes. De acordo com os especialistas do Vaticano, europeus, asiáticos e um norte-americano compõem a lista de cardeais cotados, sendo Pietro Parolin, italiano, o favorito.
Quando as portas da Capela Sistina se fecharem para a escolha do novo papa, o Brasil terá um protagonismo inédito. Pela primeira vez na história da Igreja Católica, sete cardeais brasileiros participarão do conclave. Por sua vez, o Arcebispo de Manaus (AM), Dom Leonardo Steiner, 74 anos, que participa da lista, é um dos fortes nomes para assumir o papado, visto que é um dos que defendem as mesmas pautas defendidas por Francisco, como a defesa do meio ambiente e a tolerância religiosa.
O único cardeal brasileiro que não poderá participar do Conclave é Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, de 87 anos. Ainda assim, ele será convidado a integrar o Colégio dos Cardeais, que discutirá assuntos inadiáveis da Igreja até a escolha do novo papa.