Vereadora Cris Monteiro (Novo-SP) causa tumulto na Câmara ao dizer “Vem uma mulher branca, bonita, rica e vocês vaiam”

Vereadora Cris Monteiro (Novo-SP) causa tumulto na Câmara ao dizer “Vem uma mulher branca, bonita, rica e vocês vaiam”

Durante sessão para votação de reajuste salarial para servidores municipais da Câmara Municipal de São Paulo, a vereadora Cris Monteiro (Novo) foi acusada de racismo pelos parlamentares, ao “Quando vem uma mulher branca, bonita e rica falar aqui, vocês vaiam”, em provocação aos membros do sindicato que protestavam nas galerias.

Cris Monteiro é a mesma vereadora que, em novembro de 2021, envolveu-se em uma briga física com outra vereadora, dentro de um banheiro da Câmara. A proposta da votação, que foi aprovada em primeira instância, prevê reajuste no salário dos Vereadores da Câmara. No entanto, o reajuste é abaixo do reivindicado pela classe.

Após os gritos dos manifestantes, Cris continuou falando e chegou a discutir com um membro do sindicato, pedindo que ele se retirasse da galeria. “Eles estão me enfrentando. Eu escutei todos vocês calada. Enquanto vocês falavam, ninguém se manifestou. Agora, quando vem uma mulher branca aqui falar a verdade para vocês, ficam todos nervosos, porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda todos vocês”, disse a Vereadora.

Em nota, a Vereadora afirmou que “lamenta a repercussão de sua fala e reforça que em nenhum momento teve a intenção de ofender qualquer pessoa. Ao longo dos últimos cinco anos de mandato, Cris Monteiro sempre pautou sua atuação pelo respeito aos colegas parlamentares e à população de São Paulo. Sua trajetória é marcada pelo diálogo, pela escuta ativa e pelo compromisso com soluções concretas para os desafios da cidade”. O caso foi levado à Corregedoria da Casa nesta quarta-feira, 30, pela Vereadora Luana Alves (PSOL).

 

Compartilhar Post