Apagão de grandes proporções atinge Portugal, e países europeus circunvizinhos também reportam instabilidade elétrica
Por volta das 12h30 em Madri e às 11h30 em Lisboa (06h30 no horário de Brasília) desta segunda-feira, 28, países da Península Ibérica europeia, Espanha e Portugal, registraram um apagão de grande proporção em seus territórios. Segundo a operadora elétrica de Portugal, Redes Energéticas Nacionais (REN), o blackout ocorreu por conta de uma “vibração atmosférica induzida”.
Esse fenômeno atmosférico é bastante raro, e nada mais é quando redemoinhos de ar causam vibrações nas linhas de transmissão de energia. Após a descoberta do que ocasionou o apagão, a REN também informou que o problema de transmissão de energia pode demorar até uma semana para ser restabelecido de forma completa.
Além de Portugal e Espanha, pelas redes sociais, moradores da França, país próximo a Península, e Finlândia, situada na região nórdica do continente, também foram afetados.
Por conta do apagão, foi registrado caos nas principais cidades de Portugal e Espanha. Os semáforos apagados gerou alguns pequenos acidentes, metrôs e trens pararam de funcionar, além de cancelamento de voos.
Imagens: reprodução/ CNN Brasil.