morreu, hoje, aos 84 anos, o cineasta Cacá Diegues

morreu, hoje, aos 84 anos, o cineasta Cacá Diegues

Faleceu, na manhã desta sexta-feira, 14, aos 84 anos, o cineasta Cacá Diegues, no Rio de Janeiro, após complicações em um procedimento cirúrgico. Carlos José Fontes Diegues foi um dos fundadores do movimento cinematográfico “Cinema Novo”.

Alagoano, natural de Maceió, nascido em 1940, Cacá Diegues foi diretor de cinema, ensaísta, roteirista e produtor. Sua carreira como cineasta se destacou principalmente por sua contribuição à criação do Cinema Novo, consolidando-se como um dos mais atuantes cineastas brasileiros das últimas décadas.


Deixa quatro filhos, sendo dois deles frutos do casamento com a cantora Nara Leão. Desde 1981, o cineasta foi casado com a produtora de cinema Renata Magalhães. Autor de diversos títulos, Cacá Diegues produziu longas-metragens, curtas e documentários, incluindo clássicos como A Grande Cidade (1966), Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1980) e Deus é Brasileiro (2003).

Cacá Diegues foi eleito como ocupante da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2018. Ele ocupou o lugar deixado pelo também cineasta Nelson Pereira dos Santos, de quem era amigo.

Compartilhar Post