Cantor Sertanejo acusado de roubar músicas inéditas fraudava plataforma de streamings
O cantor sertanejo Alex Ronaldo tornou-se a primeira pessoa presa por suspeita de fraude em uma plataforma de streaming de música. Apesar de ter sido solto na última sexta-feira, 31, o sertanejo ainda responde pelos crimes, mas desta vez, em liberdade.
Alex Ronaldo é o principal suspeito de roubar músicas inéditas de compositores e lucrar muito. De acordo com as investigações, ele recebia as composições prontas e as lançava em uma plataforma de streaming de áudio, mais de 400 canções passaram por esse processo.
Não somente, o cantor construiu, em sua casa, no Recife, uma espécie de Lan House, com 21 notebooks, que serviam para reproduzir as músicas simultaneamente, por meio de um programa específico que possibilita simular 20 computadores a partir de um único.
Em cada computador, o suspeito abria seis navegadores para tocar as canções sem parar. O resultado era uma simulação impressionante de 25 mil acessos ao mesmo tempo. De 2021 a 2024, Alex Ronaldo recebeu cerca de R$300 mil de monetização. O prejuízo aos compositores é estimado em R$6 milhões. Ele foi preso em dezembro, mas conseguiu o direito de responder ao processo em liberdade.