Presos são filmados sendo torturados nus em presídio do Pará; agressores foram identificados e afastados
O Portal UOL divulgou imagens de dois agentes torturando dezenas de presos, todos eles nus. As agressões aconteciam desde andando em cima dos presidiários, até com chutes e batidas com auxílio de cassetetes.
A filmagem foi feita no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel, local onde abriga a maior parte da população carcerária no estado do Pará. O UOL divulgou também que o Ministério Público do Pará afirmou ter recebido essa mesma denúncia em setembro do ano passado.
Os agressores que aparecem nas imagens foram identificados como capitão Rubens Teixeira Maués Junior, comandante do COPE (Comando de Operações Penitenciárias), e Júlio Cesar Néris, comandante do GAP (Grupo de Ações Penitenciárias). Os dois fazem parte do quadro de agentes ligados à Seap-PA (Secretaria de Administração Penitenciária do Pará).
Procurada, a Secretaria informou que “constatou que o vídeo foi gravado antes da ampliação do sistema de vídeo monitoramento nas unidades prisionais e da implementação das câmeras corporais utilizadas pelos policiais penais […]. Cumpre as determinações da Constituição Federal de proteção à dignidade da pessoa presa, e não aceita desvios de conduta de seus servidores”.
Imagens: reprodução/ UOL.