Polícia Federal realiza operação contra deputado estadual do Rio de Janeiro por fraudes em licitações de combustíveis

Polícia Federal realiza operação contra deputado estadual do Rio de Janeiro por fraudes em licitações de combustíveis

Na manhã desta segunda-feira (14), a Polícia Federal deflagrou uma operação contra o deputado estadual Thiago Rangel, do Partido da Mulher Brasileira, suspeito de fraudes em licitações relacionadas a postos de combustíveis. A ação, que contou com a colaboração da Receita Federal e do Ministério Público Estadual, resultou no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão direcionados a uma organização criminosa.

A operação, batizada de “Postos de Midas”, investiga uma série de delitos, incluindo organização criminosa, fraudes em licitações, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. A apuração teve início após a prisão, em setembro de 2022, de um membro do grupo, que era considerado o braço direito do líder da organização, detido por corrupção eleitoral.

As investigações apontaram que empresas associadas ao deputado Rangel foram contratadas diretamente, sem licitação, em 2021, resultando em sobrepreços e desvio de recursos públicos. Esses valores eram então lavados por meio de uma extensa rede de postos de combustíveis, e o Ministério Público também investiga o direcionamento de licitações para favorecer o mesmo grupo.

Na operação realizada hoje, mais de 60 agentes da Polícia Federal, junto com servidores da Receita Federal e do Ministério Público, realizaram buscas em diversos endereços, incluindo residências e estabelecimentos comerciais, além de quatro prédios públicos em Campos dos Goytacazes, na Região dos Lagos, e na cidade do Rio de Janeiro. Os locais investigados incluem a Diretoria de Aquisições da Câmara de Vereadores de Campos, a Prefeitura, a Empresa Municipal de Habitação (EMHAB) e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

Compartilhar Post