Avanço do mar causa transtornos em regiões do nordeste 

Avanço do mar causa transtornos em regiões do nordeste 

Nesta sexta-feira (20), fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a destruição da “Casa da Rainha”, um ponto turístico conhecido na Praia do Saco, em Estância, provocado pelo avanço das águas do mar. O processo de erosão costeira, que há anos tem sido uma ameaça constante na região, já destruiu várias áreas ao redor da praia e, agora, afetou diretamente a conhecida construção. A situação gera apreensão entre moradores e turistas, que temem pelo impacto crescente no litoral.

A casa já havia sido alvo de atenção recentemente devido ao avanço do mar. Nas últimas semanas, a intensidade das ondas aumentou, comprometendo ainda mais a estrutura do imóvel, que acabou sucumbindo à força da erosão e desabou. De acordo com relatos de moradores, a erosão tem se intensificado, e o avanço das águas tem sido mais agressivo nos últimos meses, ampliando os estragos na faixa de areia.

Outras regiões do Nordeste também enfrentam o avanço do mar, e em Barra Nova, Alagoas, o fenômeno voltou a causar transtornos para moradores e comerciantes. Nesta semana, a força das ondas destruiu parte do muro de contenção instalado na orla pela Prefeitura, permitindo que as águas invadissem casas e estabelecimentos. A erosão marítima é um problema antigo na área, que se intensifica durante marés altas e ondas fortes. O povoado de Barra Nova é conhecido pela mudança anual da posição da boca da barra.

Avanço do mar serve como um alerta sobre a fragilidade das construções localizadas próximas à costa, principalmente em áreas sujeitas à erosão contínua. Até o momento, as autoridades da duas regiões não comentaram sobre possíveis ações para frear o avanço do mar e evitar novos prejuízos a outras propriedades próximas.

 

Imagem: Estância Agora 

Compartilhar Post