Fogo, fumaça e “chuva preta” atingem países vizinhos do Brasil

Fogo, fumaça e “chuva preta” atingem países vizinhos do Brasil

Diversos países da América do Sul, incluindo Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai e Paraguai estão enfrentando incêndios florestais que têm causado sérios danos à população e ao meio ambiente.

No Peru, a situação é crítica, com incêndios atingindo quase todas as regiões. Até agora, seis pessoas perderam a vida e cerca de 60 ficaram feridas. Aproximadamente 6 mil hectares foram devastados pelo fogo, que continua a causar destruição.

Na Bolívia, a situação levou o governo a declarar emergência sanitária. A fumaça espessa resultou no fechamento de escolas e na interrupção de voos em várias áreas. As autoridades aconselharam a população a evitar atividades ao ar livre para minimizar a exposição à poluição. Para combater os incêndios, o governo boliviano está provocando chuvas artificiais usando iodeto de prata, além de transportar veterinários e biólogos para auxiliar animais afetados.

O Paraguai também enfrenta graves incêndios, com mais de 300 mil hectares destruídos. O governo local receberá apoio aéreo do Uruguai e busca cooperação internacional para combater as chamas, tendo solicitado ajuda ao Brasil, que está ocupado lidando com incêndios em seu próprio território.

A cooperação internacional tem sido vital, com países como Venezuela, Uruguai, Peru e Brasil oferecendo ajuda. Esse cenário reforça a necessidade de ações coordenadas entre as nações para lidar com desastres ambientais dessa magnitude.

Compartilhar Post