Organização Mundial da Saúde declarada emergência mundial graças ao vírus ‘Mpox’

Organização Mundial da Saúde declarada emergência mundial graças ao vírus ‘Mpox’

Durante a última quarta-feira, 14, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência de saúde global graças à alta de casos em alguns países da África e, portanto, um alerta ao crescimento da letalidade da doença.

Antes conhecida como “varíola dos macacos”, renomeada como “Mpox”, é causada pelo vírus monkeypox. Aquele que estiver contaminado pelo vírus deve apresentar sintomas como cansaço, febre, calafrios, dores de cabeça ou em todo o corpo e bolhas ou feridas na pele.

O Ministério da Saúde adverte que a transmissão da doença ocorre a partir do contato com secreções, feridas, bolhas na pele ou gotículas respiratórias do indivíduo já contaminado. Além disso, o contágio pode ocorrer quando há compartilhamento de objetos que tenham sido usados pelos infectados.

No entanto, atualmente, não se sabe se o vírus pode ser transmitido por vias de transmissão sexual – como, por exemplo, o sêmen e os fluidos vaginais. O entendimento é que o ato sexual seria uma oportunidade de contágio devido ao contato direto da pele com as lesões durante as atividades sexuais.

Compartilhar Post