Atual presidente dos os Estados Unidos, Joe Biden anuncia decisão de não concorrer nas próximas eleições presidenciais
Na tarde deste domingo (21), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 81 anos, anunciou sua decisão de não concorrer nas próximas eleições presidenciais contra o republicano Donald Trump.
Biden fez o comunicado através de uma carta publicada, onde explicou sua escolha de se retirar da disputa eleitoral em meio a preocupações sobre sua saúde e a necessidade de focar em seus deveres como presidente pelo restante do mandato. “Embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me retire e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato“, disse Biden.
Sua decisão vem após pressões crescentes dentro do Partido Democrata, especialmente após um desempenho criticado no primeiro debate com Trump em junho. Biden, que está se recuperando da Covid-19 em quarentena na residência oficial, não comentou sobre o tema nas últimas semanas, embora tenha anteriormente manifestado intenção de seguir na corrida presidencial. Com sua retirada, os democratas agora iniciam o processo de avaliar novos candidatos, sendo Kamala Harris, atual vice-presidente e apoiada por Biden, uma das figuras cogitadas para assumir a liderança na campanha democrata.